Search

Sobre o site

Este site é dedicado aos parentes, amigos e, principalmente, aos queridos fotógrafos Pablo Sobral, Roberto Lima, Fábio Nogueira e German Rojas pelo incentivo e apoio. É fruto de uma brincadeira séria onde os parentes e amigos pediram a divulgação das minhas fotos tiradas como hobby. É para mim uma celebração à vida. A ideia do site foi da Susi, minha companheira de vida, a quem dedico a obra também agora. Fica a minha homenagem também a todos os passarinheiros/observadores, mateiros, ambientalistas, defensores, fiscais e preservadores, guias e amantes da natureza, estudantes, biólogos, ornitólogos, taxonomistas e pesquisadores das aves.

A criação e o design foram elaborados pelo designer de mídia e amigo German e as inserções e análises couberam a Marina, minha filha. À Carina coube a colaboração nas pesquisas por Internet. Outros parentes, amigos e amigas não mencionados aqui certamente foram também importantes nessa jornada. Sintam-se todos lembrados em agradecimentos! O nome do site é a reprodução de como o meu primo Roberto me chama: Eduaves.

As espécies estão apresentadas em Ordem Alfabética por Nomes Populares e Científicos e opcionalmente, os respectivos nomes dados pelos povos originários no idioma tupi antigo (preferencialmente) ou  no guarani, tupi-guarani, tupinambá, kaiowá, etc. O mesmo critério ocorre com a identificação das plantas, por vezes relacionadas às aves.

O site destina-se além da visualização e identificação das aves, também da observação do bioma do entorno das espécies através das plantas flores ou frutos e/ou dos hábitos das mesmas. Ao selecionar a ave, em alguns casos será possível identificar os itens citados acima, às vezes em prejuizo do foco e da nitidez das fotos. Foi priorizado o registro da ave.

Esse site é também uma ajuda informal na compreensão do comportamento das aves. Qualquer informação complementar nesse sentido ou de identificação será bem vinda (eduardoseraphim@terra.com.br).

O AUTOR:

Sou ambientalista de coração e empresário por acaso. Pesquiso de forma amadoramente séria árvores brasileiras e as aves há aproximadamente 30 anos. O site é fruto dessa jornada que agora disponibilizo para os curiosos ou amantes do tema. As fotos  relatam também os locais dos registros. São fotos autorais tiradas ao longo desse período e acrescidas à cada nova espécie ou novos comportamentos que complementem as espécies já retratadas e, portanto, atualizadas.

Sobre as identificações, essas não tem a pretensão científica taxonômica e foram as melhores obtidas, frutos das pesquisas em livros adquiridos ou pela internet no WikiAves, através da rede ou por biólogos.

Bibliografia de apoio:

Aves do Brasil, Tomas Sigrist;

Wikiaves;

Árvores Brasileiras Vols. 1, 2, e 3, Henri Lorenzi;

Artigos acadêmicos de universidades públicas brasileiras

Equipamento utilizado:

Câmera Nikon D 500 com teleconverter de 2 vezes (ou de 1,4 vezes), lentes Sigma 70-200mm e 150-600mm. A opção pelo superzoom é para interferir o mínimo na vida das espécies retratadas, buscando o registro a uma certa distância.